Cerimônias

Publicado em abril 26th, 2013 | por Douglas

2

Casamento civil: Com que roupa?

Por ser bem menos formal que a cerimônia religiosa, o casamento civil gera muitas dúvidas com relação à protocolos. Apesar disso, o número de eventos deste tipo cresce bastante no país, por apresentar mais possibilidades para pessoas de quaisquer crenças religiosas. Entre as maiores preocupações dos noivos estão os trajes. Afinal, existe um padrão ou regra infalível para esta casamento civil? Pode-se dizer que sim, mas que isso varia, principalmente, conforme o local do casório. É comuns que o casamento civil abuse da informalidade e ouse até mesmo na decoração, na duração de tempo e até mesmo na escolha dos convidados.



Casamento civil no cartório

Vestido de noiva? JAMAIS! Se quiser usar vestido branco, escolha um modelo discreto, como vestido de festa. Evite produções exageradas ou mesmo excesso de simplicidade.

No casamento civil em cartório não vale brilho, pedrarias e vestidos armados, nem calça jeans e blusinha básica.  Uma ótima opção é o tailleur, um conjunto de saia e blusa, ou mesmo um vestido em uma tonalidade sóbria. Para o noivo, o terno azul marinho ou cinza escuro (e claro, a gravata) é sempre bem-vindo.

Casamento civil no salão ou ao ar livre

Em um casamento civil no salão ou ao ar livre você pode vestir o que quiser (inclusive vestido de noiva), o que varia é: dia ou noite? Em ambos os casos abuse dos vestidos (menos na cor preta). Mais curtos, se for dia, mais longos, se for noite. Ouse nos penteados, mas evite muitos brilhos. Caso opte por usar véu, não escolha modelos catedral (que arrastam no chão).

Para o noivo o ideal é optar entre o fraque, meio fraque ou casaca. Se o casamento for no campo ou praia, lembre seus convidados de levarem agasalhos, nunca se sabe como o clima estará. Neste caso, também, é importante usar sapatos baixos ou mesmo pés descalços (permita-se!).

 

Deixe seu comentário


Sobre o Autor

Douglas

Estudante de jornalismo, curioso e interassado por pesquisar e escrever matérias sobre o casamento, essa arte de viver a dois.


Voltar para cima ↑

Show Buttons
Hide Buttons