Dicas e Curiosidades Documentos necessários para casar

Publicado em setembro 2nd, 2017 | por Douglas

0

Documentos necessários para casar: Como funciona?

Um dos principais preparativos para o casamento é a organização dos documentos, que precisa ser feita com antecedência e atenção. Confira neste artigo como identificar os documentos necessários para casar e entenda como funciona esse processo.

Definir a data

O primeiro a se fazer é definir a data e procurar o Cartório de Registro Civil próximo ao lugar onde o casal mora, com mais ou menos três meses de antecedência. O prazo mínimo para dar entrada é de 20 dias, então, se você deixou para a última hora, comece agora mesmo a se organizar.



Os documentos são iguais em todos os cartórios, mas em alguns casos, como noivos divorciados, viúvos, estrangeiros ou menores, isso pode mudar. Por isso, procure o cartório que você irá dar entrada nos documentos para se informar.

 

Documentos necessários para casar

Para adultos, brasileiros, com mais de 18 anos e que estão prestes a se casar pela primeira vez, é necessário levar a certidão de nascimento e a identidade, comprovante de residência e duas testemunhas maiores de 18 anos que confirmem que não existem impedimentos para o casamento. Todos os documentos que você levar precisam ser originais.

Documentos necessários para casar

Noivos divorciados

Para quem já é divorciado, é necessário além dos documentos principais (identidade, certidão, residência e testemunhas) a cópia autenticada da certidão de casamento anterior e da averbação do divórcio. Além disso, é necessário levar também a prova de partilha de bens com o antigo cônjuge (se ainda não tiver a partilha, o casamento poderá ser realizado apenas no regime de separação universal de bens).

Noivos viúvos

Aqui, além dos documentos principais, são necessárias a cópia autenticada da certidão de casamento e da certidão de óbito do cônjuge. Se o noivo tiver filhos do casamento anterior, será necessária também a prova de partilha de bens.

Noivos estrangeiros

Para os estrangeiros, os documentos são um pouquinho diferentes. É preciso providenciar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte, a Certidão de Nascimento traduzida e registrada por Oficial de Registro de Títulos e Documentos e a Declaração de Estado Civil (atestado consular). Para os divorciados é necessário levar também a averbação do divórcio e a prova da partilha de bens. Já os viúvos precisarão providenciar a certidão de óbito do cônjuge e se tiver filhos, a partilha de bens.

Noivos menores

A partir dos 16 anos, será necessária a autorização de ambos os pais ou representantes legais. Caso os pais tiverem falecido, leve o atestado de óbito. Se morarem em outra cidade, podem atestar no cartório local. Se um deles estiver desaparecido, leve duas testemunhas que atestem isso. Para menores de 16 anos, apenas será consentido o casamento com autorização judicial.



Na igreja

As paróquias costumam pedir com um mês de antecedência os seguintes documentos: cópias autenticadas de RG e CPF do casal, comprovante de residência, certificado do curso de noivos, batistério atualizado, carta do padre, data do casamento civil e nome do cartório e duas testemunhas.

Valores

Os preços costumam variar em cada estado e cartório, por isso, vá ao mais próximo da sua casa e consulte a tabela de valores.

Parece difícil mas, se você organizar com antecedência, tudo ocorre tranquilamente. Por isso, já comece a separar os documentos e se informe se existem exigências extras no seu cartório. Depois disso, é só aproveitar a felicidade de viver ao lado de quem você ama.

Deixe seu comentário


Sobre o Autor

Douglas

Estudante de jornalismo, curioso e interassado por pesquisar e escrever matérias sobre o casamento, essa arte de viver a dois.





  • Casamento Perfeito no Facebook