Publicado em setembro 22nd, 2015 | por Renan Feltrin

Preparativos para o Casamento: Por onde eu começo?

Esse é um tema que todas as noivas e o noivos erram, e não podemos errar logo no começo, porque quando um coisa já começa errada fica difícil de arrumar depois. Se eu fizesse essa pergunta pra vocês “Por onde eu começo?”, 50% iria responder igreja, 25% iria falar Buffet e 25% iria falar vestido. Bem, todos estão errados, vamos por etapas.

Primeira etapa: Moradia

Vamos começar pela casa ou apartamento, porque quem casa quer casa, não adianta você gastar 100 mil em uma festa dos sonhos e morar em um puxadinho encima da casa dos seus pais, então antes de começar com o planejamento da festa já tem que estar certo na cabeça a onde você vão morar. então vamos ver quanto vamos gastar na nossa moradia e quanto vamos ter de orçamento pra gastar no casamento.



Segunda etapa: Número de convidados

Chegando em um valor para a festa de casamento agora vamos procurar um salão, buffet, dj, foto e filmagem?? Não, ainda não, você tem que ter bem claro o numero de convidados, então vamos por nome por nome na lista pra ter certeza do numero e dica sempre convide a mais do que você fechar no buffet, porque? Exemplo se você fechar para 200 convidados e convidar 200 pode ser que venha 180, 170 e pode ser que venham todos depende muito da família , por isso que uma festa para 200 pessoas eu recomendo convidar umas 230 pessoas para que mesmo se faltar você ainda estar dentro do seu pacote e não gastar dinheiro a toa , a Renan mais se vier as 230 ai blz você vai pagar o excedente pro buffet, mais é muito melhor você pagar uma coisa na certeza que usou do que pagar para não usar.

Terceira etapa: Data da festa

fixar a data da festa, pense bem no mês e tente conciliar com as suas ferias para ter tempo de resolver os últimos preparativos e ter um período de lua de mel bacana, escolha somente o mês da festa porque fica mais fácil de conciliar futuramente igreja com buffet, se você ficar muito focado em um dia provavelmente não vai conseguir conciliar o buffet que você gostou com a igreja, fotografo e etc, então você estando livre só com o mês escolhido fica mais fácil.

Quarta etapa: Local da festa

Não se iluda e fique sonhando alto, se você chegou em um orçamento de X então vamos procurar locais, buffet , fotógrafos que se enquadram nesse orçamento de X e não ficar entrando em locais que a festa tem um valor Y que fica no valor da sua casa e ficar comparando com os que você pode pagar porque isso só vai de desestruturar e acabar fazendo que o local do seu orçamento já não seja bom o bastante, o que é errado dizer, no brasil existem ótimos locais com todas as faixas de preços que você imaginar, não fica vendo revista com decorações de 20 mil reais e imaginando a festa assim se não cabe no seu orçamento.

Quinta etapa: Preparativos

Quanto tempo antes eu tenho que começar a fechar com os profissionais, ai chegamos a um ponto interessante, ao contrário de tudo e de todos, eu vou dizer que não tem data certa, depende do seu orçamento e do seu tempo disponível para correr atrás dos preparativos. Se você quiser se garantir referente a data disponível nos locais e prazo para pagar, o ideal são 2 anos antes, agora se você já tem o dinheiro em caixa e está tranquila referente aos preparativos, 1 ano antes é o suficiente. Mas lembrando, locais mais procurados as datas acabam rápido, então eu recomendo 1 ano e meio antes, pois da tempo mais que o suficiente de ver todos os preparativos.



Sexta etapa: Orçamentos

Agora sim vamos começar a fazer orçamentos. Começando sempre pelo local da festa ou buffet que já tem o salão próprio, começamos pelo local pelo fato de ser exclusivo. Um buffet só faz uma festa por dia diferente de uma igreja que celebra quatro casamentos, então o mais lógico é começar pelo buffet, logo após você vai atrás da igreja, vestido, fotógrafo e o restante.

Sétima e última etapa: Siga sua intuição

Não se deixe influenciar pela mídia, isso é o que eu mais vejo acontecendo, muitas vezes a noiva tem o casamento perfeito em mente do jeito que ela quer, ai vem um site falando oque está na moda isso, uma revista falando que não se usa mais isso ou aquilo e a noiva acaba desmontando o casamento perfeito, não é porque está na mídia que é o melhor para o seu casamento, logico nós profissionais estamos aqui para orientar oque da certo e oque não dá na hora da festa, mais a festa é sua, então faça do seu jeito com a sua cara e os seus gostos para depois não se arrepender …

Acabamos aqui mais um post com a parceria do Casamento Perfeito e não se esqueça de se escrever no meu canal “Tudo Sobre Casamentos”.

Deixe seu comentário


Sobre o Autor

Renan Feltrin

Sou profissional na área de eventos a mais de 15 anos e já vi de tudo, e estou aqui para passar para vocês tudo que engloba esse mundo dos casamentos.


Voltar para cima ↑

Show Buttons
Hide Buttons